Apresentação

O restaurante À Parte reabriu no dia 7 de Setembro de 2009 dia da independência do Brasil, país de origem do seu proprietário. Henrique Chance Pinheiro, nascido em São Paulo, é casado com Lina Santos, portuguesa de Trás-os-Montes e há cerca de 12 anos decidiram a aventura de transformar um pequeno restaurante no projecto das suas vidas. Deram início na fé de servir, pequenos pratos acompanhados a copo-de-três, quando ainda funcionavam como Leitaria A Cabacinha. O velho estilo descontraído de comer rápido e baratinho fizeram o negócio de então. Totobola e tabaco faziam mexer a casa durante o resto elo dia. Em 2002, a inspiração brasileira assentou na ementa da casa apurando os sabores dos petiscos e fartos pratos servidos. Um nome impôs-se e A Tasquinha do Brasileiro ganha fama entre os bem dispostos e simpatizantes do convívio à mesa.

Porém, o arrojo, a dedicação e a coragem dos proprietários levou-os a querer deixar uma assinatura na restauração lisboeta.

Actualmente gerem um novo ambiente preservando o espírito do passado em que a intimidade da casa portuguesa é sublinhada. O restaurante redimensionado no espaço de um apartamento habitado por um casal por mais de 60 anos, respeitou a planta integral da habitação. Foi nesse factor que nasceu a ideia de aludir ao lar em cada assoalhada comunicando com o cliente através de objectos e instalações que o remetem para o passado, quer para as artes e lides da vida caseira. A criatividade é encarada como fonte de prazer tal como a saborosa gastronomia portuguesa e brasileira servida de segunda a sábado. Acreditamos que os olhos comem igualmente o ambiente e a atmosfera conseguidas num trabalho renovado a cada duas semanas.